Perda de Biodiversidade

Crise
card artwork

Biodiversidade refere-se à variedade de seres vivos em uma determinada área, seja ela um bioma específico ou o planeta como um todo. Embora os sistemas biológicos tenham valor por si só, a humanidade também depende deles e está conectada a eles - nossos alimentos, água, remédios, redução da poluição, clima estável, proteção natural contra enchentes e tempestades e meios de subsistência estão todos interligados aos ecossistemas. 

A perda da biodiversidade em todo o mundo é uma crise grave. Graças à atividade industrial e agrícola dos seres humanos, diferentes espécies estão sendo extintas: em taxas até 1.000 vezes maiores do que as taxas pré-industriais, com cerca de um milhão de espécies ameaçadas de extinção nas próximas décadas. Isso é agravado pela emergência climática, também causada pelos seres humanos, que está alterando as condições em que os ecossistemas crescem. 

A perda da biodiversidade prejudica a capacidade dos ecossistemas de funcionar de forma eficaz e eficiente, reduzindo sua capacidade de adaptação às condições variáveis. Essa perda de ecossistemas também afeta nossas próprias vidas. Por exemplo, a perda da diversidade genética reduz a produtividade das colheitas, pois os ecossistemas se tornam menos férteis e resistentes. A perda da biodiversidade do solo também o torna menos resistente e prejudica sua capacidade de sustentar plantas alimentícias silvestres e cultivadas. 60% da população mundial usa medicamentos tradicionais baseados em plantas, principalmente as pessoas de nível socioeconômico mais baixo. Cerca de 50% dos medicamentos modernos foram desenvolvidos a partir de produtos naturais, e as novas descobertas são prejudicadas pela perda de biodiversidade. A perda de ecossistemas dessa forma também reduz a quantidade de emissões de gases de efeito estufa que eles podem absorver, nossa única maneira de reduzir a quantidade na atmosfera. 

A proteção dos ecossistemas e o aumento da biodiversidade precisam ser abordados com a mesma seriedade das emissões de gases de efeito estufa. Isso pode incluir a promoção do plantio de diversas culturas em vez de monoculturas. Por exemplo, programas de reflorestamento em larga escala no Loess Plateau, na China, mostraram que as plantações de espécies únicas e não nativas comprometeram o abastecimento de água local. Também precisamos de programas de restauração de ecossistemas em grande escala e evitar a expansão urbana contínua onde já temos espaço para residências nos edifícios existentes. 

Notas de Jogabilidade

Todos os jogadores devem adicionar 1 Comunidade em Crise por Faixa de Temperatura.

Os jogadores podem reduzir este efeito em 1 para cada ficha de Resiliência Ecológica no tabuleiro de jogador.

Por exemplo: 5 Faixas de Temperatura - 3 fichas de Resiliência Ecológica = adicione 2 Comunidades em Crise.

Fichas de Resiliência não são descartadas.

Card Rules Image
Tome uma Atitude
  • Defenda políticas de restauração da natureza, reflorestamento e aumento da biodiversidade escrevendo para seus representantes eleitos para expressar seu apoio a políticas relevantes em nível local, nacional e internacional. 

  • Peça aos políticos que garantam que os agricultores regenerativos sejam recompensados economicamente por seus esforços e que proíbam práticas inseguras. 

  • Compre produtos certificados produzidos de forma sustentável, como madeira, chocolate, café e produtos de papel, ajudando a evitar o desmatamento e a destruição do habitat. 

  • Apoie os alimentos provenientes de culturas orgânicas e familiares ou até mesmo de cooperativas. Incentive o cultivo agroregenerativo, onde a natureza deve fazer parte do habitat junto com o plantio.