Migrações Forçadas
CriseEm um contexto climático, o deslocamento é o movimento forçado de pessoas dentro de seu próprio país ou através de fronteiras internacionais devido a perseguição, conflito ou desastres climáticos. As pessoas deslocadas incluem refugiados, pessoas deslocadas internamente (IDPs) e pessoas que migram por necessidade. O deslocamento geralmente ocorre em países que passaram por guerras ou governança instável.
Pessoas de todo o mundo são afetadas pelo deslocamento, sendo que a maioria é deslocada dentro de seu próprio país (deslocados internos). Muitos são deslocados para regiões e países vizinhos, enquanto outros são forçados a viajar para mais longe. As crianças representam 41% de todas as pessoas deslocadas à força. Até 76% das pessoas deslocadas são hospedadas em países menos ricos, o que pode sobrecarregar as comunidades anfitriãs e os recursos.
A projeção é de que o deslocamento aumente à medida que surjam riscos climáticos mais frequentes e graves em decorrência das mudanças climáticas. As pessoas que já estão deslocadas correm o risco de sofrer um deslocamento secundário, pois geralmente são forçadas a se mudar para áreas pobres e propensas a riscos em cidades e países.
O número crescente de governos isolacionistas e populistas em países de todo o mundo representa um risco adicional. Eles podem tentar impedir que as pessoas busquem asilo, militarizando suas fronteiras e terceirizando a assistência e os procedimentos legais de asilo para outros países (mais pobres).
Os investimentos em adaptação climática e assistência médica resiliente podem ajudar a preparar as pessoas para os riscos climáticos, facilitando a permanência delas onde estão. As políticas de "portas abertas" concedem às pessoas deslocadas o direito de viver e trabalhar nos países anfitriões após o deslocamento.
O jogador com a menor Resiliência Social move (até) 3 Comunidades em Crise para o jogador à direita dele.
Números em um relance (Agência da ONU para Refugiados, ACNUR)
Envolva-se em programas locais de reassentamento de refugiados, trabalhando como voluntário com refugiados onde você mora.
Identifique organizações que trabalham com pessoas desabrigadas e veja se o seu local de trabalho poderia arrecadar fundos para elas.
Defenda políticas inclusivas para imigrantes e refugiados e que seu governo ofereça mais apoio às pessoas deslocadas em todo o mundo.