Reflorestamento
Projeto LocalReflorestamento significa regenerar a cobertura de árvores em áreas afetadas por causas naturais - incêndios florestais, inundações ou secas - ou atividades humanas - extração de madeira, desmatamento para agricultura ou mineração. O reflorestamento pode ser feito com o plantio de novas árvores ou ajudando florestas degradadas a se reviverem e se regenerarem naturalmente. As árvores absorvem as emissões de gases de efeito estufa, evitam a erosão do solo e fornecem habitats para muitos animais e plantas. Elas absorvem os poluentes do ar, filtram a água da chuva e suas estruturas de raízes ajudam a evitar enchentes e deslizamentos de terra.
A União Europeia tem uma estratégia florestal para 2030, destinada a ajudar a Europa a atingir seus objetivos de proteger os ecossistemas e reduzir a emissão de gases de efeito estufa. A estratégia se compromete a plantar pelo menos 3 bilhões de árvores até 2030, além daquelas que o setor florestal plantará.
No entanto, embora o plantio de árvores seja importante, sua função e seus benefícios são frequentemente inflados para desviar a atenção da necessidade de reduzir a extração de combustíveis fósseis e evitar mais desmatamento e degradação florestal. Os projetos de restauração não podem compensar o desmatamento das florestas. As novas árvores podem absorver menos emissões de gases de efeito estufa do que a quantidade que as florestas mais estabelecidas já armazenam em seus solos ricos. A proteção das florestas naturais e a preservação das árvores existentes, em parceria com as comunidades locais e os povos indígenas, continua sendo a prioridade mais importante e difícil.
Quando você realiza esta ação:
Se houver 2-4 símbolos de Ecologia nesta pilha de cartas, adicione 1 peça de Árvore ao tabuleiro.
Se houver 5 ou mais símbolos de Ecologia nesta pilha de cartas, adicione 2 peças de Árvore ao tabuleiro.
Você pode realizar esta ação uma vez por rodada.
Nova estratégia florestal da UE para 2030 (Comissão Europeia)
3 bilhões de árvores até 2030 (Escritório de Publicações da UE)
Peça ao seu município para iniciar iniciativas locais de plantio de árvores e regeneração florestal.
Apoiar associações de confiança e ONGs comprometidas com o plantio de árvores.
Envolva-se diretamente em programas de reflorestamento, em nível nacional ou internacional.
Protestar contra o desmatamento e a derrubada de florestas, solicitando o apoio de ecologistas para avaliar seu papel nos ecossistemas locais.